GALERIA DE FOTOS DOS OFICIAIS DE RADIOCOMUNICAÇÕES DA MARINHA MERCANTE - SINDRADIO

 

 

 

 

 

A esquerda, o saudoso Primeiro Oficial de Radiocomunicações, Ex-Combatente da Segunda Grande  Guerra Mundial,  João (Hamaty), um dos sócios fundadores do Sindicato Nacional dos Oficiais de Radiocomunicações da Marinha Mercante. 

A direita o saudoso Primeiro Oficial de Radiocomunicações, Ex-Combatente da Segunda Grande  Guera  Mundial, (David) Aguiar Lima, ex- Professor de Eletrônica Naval do Sindradio, e também um dos sócios fundadores do Sindicato.


Primeiro Oficial de Radiocomunicações -MM

Roberto de Alencar ( Frota Nacional de Petroleiros - Petrobrás).


 

Primeiro Oficial de Radiocomunicações -MM

Alberto Bandeira (Peret) - Global . 


Primeiro Oficial de Radiocomunicações-MM

Faray  ( Frota Nacional de Petroleiros - Petrobrás)


Primeiro Oficial de Radiocomunicações-MM

Dr. Artur Miranda Guimarães. Advogado e Economista ( Lloyd Brasileiro)

 


 

 

Primeiro Oficial de Radiocomunicações-MM , 

(Zaly) Rocha - ( Frota Nacional de Petroleiros -  Petrobrás.


 

Primeiro Oficial de Radiocomunicações - MM   (Ady)  Fronape - Petrobrás.

 


Segundo Oficial de Radiocomunicações - MM  ( Pasini)   Fronape - Petrobrás.

 


 

 

Da esquerda para a direita:  O saudoso  Primeiro Oficial de Radiocomunicações  Ramos Neto, Ex-Combatente da Segunda Grande Guerra Mundial, no centro o saudoso primeiro Oficial de Radiocomunicações  Paulo Marques, e a direita o saudoso Primeiro Oficial de Radiocomunicações  Augusto de Albuquerque.


Da esquerda para a direita: O  saudoso primeiro Oficial de Radiocomunicações,  David Aguiar Lima, ao centro o saudoso Segundo Oficial de Radiocomunicações,  Nathan, e a direita o primeiro Oficial de Radiocomunicações  Edísio Silva.


A esquerda , o primeiro Oficial de Radiocomunicações  (Jair) de Oliveira Motta, ao  centro, o saudoso Primeiro Oficial deRadiocomunicações  Paulo Vidal,  e a direita o   saudoso Primeiro Oficial de Radiocomunicações  Abelardo.


 

Da esquerda para a direita: O saudoso Primeiro Oficial de Radiocomunicações,  Luiz (Gonzaga)  Lopes. No centro a  Secretária do Sindicato Sra. Sônia Gomes, e a direita o saudoso  primeiro Oficial de Radiocomunicações,  Paulo Marques. 


Sr. Francisco Isidorio - Auxiliar de Serviços Gerais do Sindradio.


 

Saudoso  Primeiro Oficial de Radiocomunicações -  Luciano( Beltrão) da Silva

 ( Frota Nacional de Petroleiros - Petrobrás)


 

 

 

 

 

 

 

 

Reunião da  Diretoria  do  Sindradio.

Ao centro da mesa, o Presidente do Sindradio - Luciano( Ponce),  presidindo uma reunião entre oficiais e diretores de outros Sindicatos.


Primeiro Oficial de Radiocomunicações - MM,  Aluízio Moura (Sobrinho), acompanhado de sua DD. esposa num jantar de gala, à bordo do Navio Costa Vitória.


Primeiro Oficial de Radiocomunicações-MM

 Luiz Carlos (França) - ( Frota Nacional de Petroleiros -  Petrobrás)


O  SNORMM  agradece ao Primeiro Oficial de Radiocomunicações - MM,    Esmerilúcio Bezerra (Furtado), por ter pleiteado e conseguido  junto a DPC, á  abertura do Curso de  Adaptação Naval  para Oficiais de Radiocomunicações da Marinha Mercante em  1980.

 

 


O SNORMM  agradece  ao Segundo  Radiotegrafista da Rio Rádio - PPR , José (Marçal) de Oliveira , por ter pleiteado e conseguido junto a DPC, á abertura do Curso de Adaptação Naval  para Oficiais de Radiocomunicações da Marinha Mercante em 1981.

 

 


OFICIAIS DA ESCOLA DE MARINHA MERCANTE RIO DE JANEIRO - EMMRJ - FORMANDOS  DE 1965.

 

 

A esquerda, o saudoso  Primeiro Oficial de Radiocomunicações - Ex-Combatente da 2º Grande Guerra Mundial  - João Hamaty.

A direita o Saudoso Primeiro Oficial de Radiocomunicações -  Ex-combatente da 2º Grande Guerra  Mundial - David Aguiar Lima , Ex- Professor de Eletrônica Naval do Sindradio e Ex - Redator da Revista Eletrônica Popular

 


 

Treinamento  Militar Naval 

(  Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante ), Curso de Adaptação Naval - EFOMM - 1980 

 

  Curso de Adaptação Naval para ( Oficiais  Radiotelegrafistas), atuais Oficiais de Radiocomunicações - Formandos de  1980. Treinamento Militar Naval  de conformidade com a Portaria Ministerial MB nº  0892 / 0893 de 13 de junho de 1980.


Primeiro Oficial de Radiocomunicações-MM , Aluízio Moura Sobrinho,  no Comando das Radiocomunicações de Bordo do  Navio Joinville , da Frota Nacional de Petroleiros -  Petrobrás .


Primeiro Oficial de Radiocomunicações-MM

Jorge Cruz - (Frota Nacional de Petroleiros - Petrobrás)


Primeiro Oficial de Radiocomunicações - MM  

Edson Feitosa 

 


 


 

 

1º Oficial de Radiocomunicações / Segundo Oficial de  Náutica, Jayme Santanna Portella - Ex- Diretor Tesoureiro do Sindicato Nacional dos Oficiais de Radiocomunicações da Marinha Mercante. 


 

2º Oficial de Radiocomunicações -  Luciano (Ponce), Presidente do Síndicato Nacional dos Oficiais de Radicomunicações da Marinha Mercante, ao lado do 1º Oficial de Radiocomunicações Francisco Gomes  (Rocha), fazendo uma demonstração de um dos meios de radiocomunicações mais seguros da navegação brasileira e mundial, a Radiotelegrafia, através do Código Morse. Devido a sua autonomia e privacidade, foi o  meio de radiocomunicações mais seguro utilizado na Segunda Grande Guerra  Mundial,  através do Código Morse. Infelizmente essa modalidade de radiocomunicações foi abolida  em muitos países , inclusive o Brasil, porém alguns países ainda utilizam o referido  sistema, que na verdade é muito eficiente. É interessante ressaltar e exaltar  a grande invenção do código morse e o telégrafo sem fio  em 1844, através do  inesquecível físico e pintor, Samuel Finley Breese Morse.


Da esquerda para a direita:  (Elias) Martins de Santana - Segundo Oficial de Radiocomunicações - Secretário do Sindicato Nacional dos Oficiais de Radiocomunicações da Marinha Mercante, ao seu lado o Segundo Radiotelegrafista  José (Marçal) de Oliveira  operador da  antiga Estação Costeira  Rio Rádio - PPR, ao seu lado, o   Primeiro Oficial de Radiocomunicações Alfredo (Pontes), e por derradeiro o Primeiro Oficial de Radiocomunicações e Oficial de Náutica -  (Bartolomeu) Gomes Patrício.

Retornar


 

Caro associado, faça parte de nossa galeria de fotos, envie  uma  foto 3X4  para o nosso endereço, ou através do

  e-mail:  webmaster@sindradio.org.br  

 

Av. Rio Branco, 25 - 10º andar - Grupo A   Cep. 20.093-900 - Rio de Janeiro - Centro.

Tel/Fax: (21)  2233-4735